“A medida de seu sucesso é a medida da sua generosidade.” (João Paulo II)
Entendemos que o trabalho voluntário não só agrega valores importantíssimos à pessoa como também enriquece a sociedade, que recebe em troca cidadãos mais conscientes e com valores mais verdadeiros e solidificados.
No Everest, oferecemos aos alunos e pais diversas oportunidades de trabalho voluntariado. De acordo com a realidade e a possibilidade de cada um, convidamos pais e alunos a dar um pouco de si, um pouco de seu tempo ao próximo.
“…o Voluntariado constitui um fator peculiar de humanização: graças às diversas formas de solidariedade e de serviço que promove e concretiza, torna a sociedade mais atenta à dignidade do homem e às múltiplas expectativas. Através da atividade que desempenha, o Voluntariado faz a experiência de que, só por meio da dedicação ao próximo, a criatura humana se realiza plenamente em si mesma.” (João Paulo II)
O voluntariado é mais do que apenas ajudar o próximo. Em muitos países, a atividade voluntária é vista como carreira paralela ao trabalho do dia a dia e se transforma em meio de acesso à realização, à auto satisfação e, principalmente, ao exercício da cidadania. Não raro, há relatos de que o voluntário se sente o mais beneficiado por sua ação.
Além disso, muitas universidades internacionais entendem que o voluntariado é essencial na formação do cidadão, e dão grande valorização a essa atitude no processo de seleção de alunos. Veja o que dizem algumas das melhores universidades estrangeiras sobre a importância do trabalho voluntário no processo de seleção.
HARVARD – “As pontuações dos testes oferecem alguma indicação do potencial e da realização acadêmica dos estudantes. Mas também examinamos aplicações para distinção extracurricular e qualidades pessoais. ” – William R. Fitzsimmons, Dean of Admissions
MIT – “16% dos alunos que entraram no MIT em 1977 relataram estar envolvidos com algum tipo de projeto de serviço comunitário. Na classe atual de primeiro ano, esse número se eleva a 93%”. – Stuart Schmill, Dean of Admissions
YALE – “Selecionar os futuros alunos da Yale era uma combinação de procurar os que aproveitariam os recursos extraordinários reunidos aqui … e aqueles com uma motivação pública excepcional, ou seja, candidatos com preocupação com algo maior que eles mesmos”. – Kingman Brewster, ex-presidente
Além de diversos projetos que são organizados e gerenciados pelos pais voluntários e por meios dos projetos de Participação Social, as atividades voluntárias do Everest já arrecadaram, e continuam arrecadando, recursos para diversas entidades beneficentes, entre elas a Vila do Pequenino Jesus, a Creche São Judas Tadeu, Colégio Mão Amiga João Paulo II e a Associação dos Santos Inocentes.