A educação socioemocional começa na infância. Saber lidar com as emoções traz habilidades que nos ajudam a desenvolver autoestima, comunicação e confiança para ter relações saudáveis ao longo da vida.
As competências socioemocionais são o que, desde cedo trabalhadas, constituirão a inteligência emocional de nossas crianças.
A educação para o século XXI exige todas estas capacidades de nossos alunos. No Kinder, iniciamos em 2021 o projeto Oficina das Emoções. O intuito do projeto é proporcionar, dentro do ambiente escolar, oportunidades para as crianças se expressarem em movimentos, palavras, gestos e desenhos, acessando de forma saudável e leve suas próprias necessidades, emoções e sentimentos. Assim, elas irão, de forma adequada à idade, se conhecer e construir uma identidade pessoal, com respeito aos outros e a si mesmas.
Conhecer e regular suas emoções promove que os alunos se conheçam, construam sua identidade, sejam autônomos e conheçam suas habilidades pessoais. Entender o que eles sentem permite estabelecer relações interpessoais baseadas em empatia, equidade, inclusão, respeito e coexistência.