Nesta etapa, a chegada dos alunos ao Ensino Fundamental e ao Bloco Inicial de Alfabetização (BIA) é cheia de novidades e desafios. No que concerne ao desenvolvimento socioemocional, as crianças são incentivadas a desenvolver sua autonomia e independência dentro e fora de sala de aula. As crianças vivenciam os concursos de soletração (inglês) e cálculo mental, e os projetos transdisciplinares instigam a investigação e o senso de questionamento.
O desenvolvimento acadêmico acontece em contexto bilíngue e tem como prerrogativa a construção do conhecimento das relações grafo-fonêmicas na Língua Portuguesa e na Língua Inglesa. Esse processo envolve relações entre a variedade de língua oral falada e escrita, tipos de relações fono-ortográficas e a estrutura das sílabas e palavras, e pode acontecer em até dois anos.
Utilizamos as metodologias ativas e as crianças começam a se apropriar mais conscientemente do que estão aprendendo. Além disso, experiências externas, como as visitas culturais, enriquecem ainda mais o currículo e aproximam o conceito da realidade.
No 2º ano, dando continuidade ao processo de alfabetização, buscamos ampliar o olhar para porções maiores de texto que meras palavras, desenvolvendo assim fluência e rapidez de leitura , pois isso favorece um foco maior na grafia, tornando o processo mais complexo conforme se avança nos anos iniciais. Nesse sentido, ganha destaque o campo da vida cotidiana, em que circulam gêneros mais familiares aos alunos, como as cantigas de roda, as receitas, as regras de jogo, entre outros.
A vivência com os projetos transdisciplinares favorece um senso de pesquisa, e os alunos interagem com hipóteses e perguntas que geram debates e ajudam a construir o conhecimento. A essa altura, os nossos alunos possuem expectativas para participar dos concursos internos e também percebem a importância e o resultado de suas pesquisas e construção de conhecimento em atividades como a Feira de Ciências e Semana Cultural. O protagonismo na aprendizagem também começa a se refletir nas relações; as crianças experimentam cada vez mais participação ativa na resolução de conflitos e a consciência nos cuidados consigo mesmas e com o outro.
No 3º ano, os alunos são desafiados a desenvolver uma habilidade mais refinada em relação à leitura, escrita e análises textuais em diferentes contextos. Os conhecimentos matemáticos passam para uma esfera mais abstrata, na qual o trabalho com os objetos de conhecimento matemático (números, álgebra, geometria, grandezas e medidas e probabilidade e estatística) passa a ser ainda mais estruturado. Além disso, pela construção do conhecimento nossas crianças são levadas a relacionar os conhecimentos teóricos às suas vivências cotidianas.
A prática do spelling faz parte da rotina semanal de nossos alunos. Além de ajudar no melhor entendimento da fonética da língua inglesa e, consequentemente, no desenvolvimento da escrita correta da segunda língua, o spelling possibilita um aumento real na aquisição de vocabulário e a ampliação do conhecimento da estrutura da língua, através da criação de sentenças.
No 4º ano, os alunos são imersos em outros tipos de regularidades de representação da língua, para as quais, ao longo de seu aprendizado, podem ir construindo “regras”, aprofundando, a partir de então, o estudo dos conhecimentos sobre a gramática. O pensamento crítico é incentivado nesta etapa com ainda mais intensidade.
O conhecimento matemático é aprofundado, dentro de uma perspectiva mais abstrata, já que nesta etapa os alunos conseguem elaborar estratégias mais refinadas e fazem relações mais elaboradas. O cálculo mental, que faz parte da rotina dos alunos desde o 1º ano, neste momento adquire um caráter mais complexo, tendo como operações cálculos envolvendo grandes quantidades.
A prática do spelling faz parte da rotina semanal de nossos alunos. Além de ajudar no melhor entendimento da fonética da língua inglesa e no desenvolvimento da escrita correta da segunda língua, o spelling possibilita um aumento real na aquisição de vocabulário e a ampliação do conhecimento da estrutura da língua, através da produção de textos.
No 5º ano, realizamos as adaptações e as articulações necessárias para apoiar os alunos no processo de transição para o Ensino Fundamental 2. O objetivo principal é garantir que os alunos tenham êxito nos estudos e que se preparem de maneira gradual para a nova realidade que os espera. O projeto de transição ocorre ao longo do 5º ano e prepara os alunos para enfrentar desafios de maior complexidade, sobretudo devido à necessidade de se apropriarem das diferentes lógicas de organização relacionadas às áreas de conhecimento, ao aprofundamento e à ampliação de repertórios dos estudantes.
Nesse sentido, também buscamos fortalecer a autonomia de nossos alunos, oferecendo-lhes condições e ferramentas para acessar e interagir criticamente com diferentes conhecimentos e fontes de informação. Os alunos interagem com os colegas do 6º ano, participando de algumas de suas programações, têm contato com os professores e experimentam algumas de suas rotinas, o que favorece uma transição mais suave.
Como etapa final do Ensino Fundamental 1, os alunos do 5º ano tornam-se role models para os alunos menores e participam ativamente de atividades e momentos que inspiram os menores a se tornarem crianças que sabem aproveitar todo o seu potencial criativo, imaginativo e de conhecimento.
O ensino de Arte no Colégio Everest busca assegurar aos alunos a possibilidade de se expressar criativamente em seu fazer investigativo.
Tendo em vista o compromisso de assegurar aos alunos o desenvolvimento das competências relacionadas à alfabetização e ao letramento, o trabalho desenvolvido busca possibilitar o acesso à leitura, à criação e à produção nas diversas linguagens artísticas, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades relacionadas tanto à linguagem verbal quanto às linguagens não verbais.
Os alunos do 1º ao 5º ano exploram diversas habilidades, utilizando diferentes tipos de recursos, em um ambiente específico, com aulas ministradas na Língua Inglesa, com o objetivo de potencializar o processo de imersão.
O programa de Formação Católica no Ensino Fundamental tem como objetivo atender as necessidades de uma escola católica como lugar de evangelização, de autêntico apostolado e de ação pastoral, apoiando o desenvolvimento da fé e educando a criança por meio do conhecimento mais profundo e sistemático da pessoa e mensagem de Cristo.
É um programa centrado no Mistério de Cristo, tendo como fonte a Sagrada Escritura, o Catecismo da Igreja Católica e o seu compêndio na definição de conteúdos nucleares e específicos.
Apresentam-se aos alunos os elementos necessários para que possam adquirir conhecimento mais profundo, completo, orgânico e coerente da fé da Igreja, e a vivam e transmitam de acordo com sua vocação cristã à santidade e ao apostolado, de acordo com sua idade.
A proposta didática responde às indicações metodológicas, com base no modelo curricular focado em competências, o qual permite uma visão integral da Educação já que supõe o conhecimento de conceitos, procedimentos e atitudes. Isso facilita a integração da formação da inteligência, vontade e do coração.
A Educação Física é o componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social, entendidas como manifestações das possibilidades expressivas dos sujeitos, produzidas por diversos grupos sociais no decorrer da história. Nessa concepção, o movimento humano está sempre inserido no âmbito da cultura e não se limita a um deslocamento espaço-temporal de um segmento corporal ou de um corpo todo.
Durante as aulas, as práticas corporais devem ser abordadas como fenômeno cultural dinâmico, diversificado, pluridimensional, singular e contraditório. Desse modo, é possível assegurar aos alunos do 1º ao 5º ano a (re)construção de um conjunto de conhecimentos que permitam não só ampliar sua consciência a respeito de seus movimentos e dos recursos para o cuidado de si e dos outros, mas também desenvolver autonomia para apropriação e utilização da cultura corporal de movimento em diversas finalidades humanas, favorecendo sua participação de forma confiante e autoral na sociedade.
As aulas são ministradas na Língua Inglesa, com o objetivo de potencializar o processo de imersão.
A Música é a expressão artística que se materializa por meio dos sons, que ganham forma, sentido e significado no âmbito tanto da sensibilidade subjetiva quanto das interações sociais, como resultado de saberes e valores diversos estabelecidos no domínio de cada cultura.
A ampliação e a produção dos conhecimentos musicais passam pela percepção, experimentação, reprodução, manipulação e criação de materiais sonoros diversos, dos mais próximos aos mais distantes da cultura musical dos alunos. Esse processo lhes possibilita vivenciar a música inter-relacionada à diversidade e desenvolver saberes musicais fundamentais para sua inserção e participação crítica e ativa na sociedade. Até o 5º ano, nossos alunos praticam o estudo de flauta doce, canto coral e expressão corporal.
Nossos alunos conseguem expor o que aprenderam por meio de mostras culturais, apresentações, performances durante eventos, com sua apoteose no Auto de Natal.
O ensino da Tecnologia no Colégio Everest é trabalhado por meio do uso das ferramentas Google, com os chromebooks, e do projeto Fuzzy Maker, que busca trazer para os alunos o aprendizado utilizando uma das principais metodologias de ensino da tecnologia, STEAM (Science, Technology, Engineering, and Mathematics). Os kits asseguram aos alunos a possibilidade de trabalharem os seguintes aspectos: criatividade, trabalho em equipe, solução de problemas, liderança e programação.