O Colégio

Formação Espiritual

Uma forte base para o sucesso.

Nesta vida e na próxima

No Everest, acreditamos que somos filhos de Deus e um dia voltaremos aos braços do pai. Devemos ter sempre presente que, embora estejamos neste mundo, não pertencemos a ele. Procuramos passar aos alunos a importância de Deus em sua vida de forma a viverem de forma plena e consciente de suas responsabilidades.

Um ensino religioso mais preocupado com a vivência da fé do que com a teoria. Queremos que nossos alunos conheçam a Deus na prática, no dia a dia. Que tenham Jesus e Maria como amigos que os acompanham e cuidam deles. Que saibam reconhecer nossa pequenez e, desde pequenos, busquem ajuda divina em todos os momentos da vida.

Ensinar aos alunos o hábito de procurar Deus de maneira espontânea e serem agradecidos por tudo o que têm. Ensinar a eles aceitar e superar os desafios que a vida oferece, nunca esquecendo que Deus nos escuta e cuida de nós.

“Educar cristãmente é levar por diante os jovens, as crianças nos valores humanos em todas as realidades, e uma destas realidades é a transcendência [...] a maior crise da educação, na perspectiva cristã, é este fechamento à transcendência... Nenhum tipo de fechamento beneficia a educação” (Papa Francisco)

Buscamos uma formação espiritual católica sólida, fiel ao Papa e aos ensinamentos da Igreja. Os alunos Everest são ensinados a ser líderes capazes de usar habilidades e potencialidades e ser conscientes de que Deus tem um plano único para cada um deles. O conhecimento e a aproximação de Deus os ajudam a entender o que realmente importa na vida, fazendo-os conscientes da realidade do mundo atual, desenvolvendo um sentido de transcendência e de ajuda aos demais.

Contamos com apoio de sacerdotes e consagradas para guiar e contribuir na formação espiritual e de valores dos alunos e de sua família. A fé é uma relação que cresce a cada dia. O Everest entende e acredita que iniciar o amor pela vida e por Cristo na primeira infância é fundamental para a saudável relação que continuará durante toda vida.

Algumas formas com que o Everest contribui para a formação espiritual dos alunos:

  • Programa de conhecimento da fé católica;
  • Promoção de forte integridade moral;
  • Iniciando conhecimento prático de servir;
  • Cultivando desejo de contribuir com a comunidade;
  • Preparando as crianças para o sacramento da comunhão;
  • Missa mensal 1a sexta-feira;
  • Via Sacra;
  • Base Net e ECYD;
  • Acampamentos, peregrinações e Retiros;
  • Dia do Papa;
  • Formação para o amor;
  • Acompanhamento espiritual;

Programa de Virtudes

Todo conhecimento e toda habilidade não valem se não estiverem sustentados e embasados nos valores e na educação das virtudes. Por isso, em nossos colégios, temos o Programa de Virtudes, que desenvolve atividades que ajudam os alunos a conhecer, valorizar, viver e comunicar as virtudes de maneira constante, firme e comprometida.

Buscamos motivá-los com exemplos de ações para que vivam as virtudes de maneira constante dentro e fora do Colégio, levando-as a fazer parte de sua vida, além de sensibilizá-los sobre a importância de colaborar com os que precisam. Nosso programa oferece atividades de ajuda de acordo com as faixas etárias. Assim, buscamos complementar a formação espiritual e humana.

Os alunos são formados no respeito, na caridade, igualdade, generosidade, nobreza, humildade e justiça com o intuito de promover a verdadeira felicidade no amor e na ajuda ao próximo.

Esse aspecto do programa permeia todo o ensino. Buscamos que professores e colaboradores tenham enraizada a importância desse programa na vida dos estudantes. Sabemos que a melhor forma de ensinar é pelo exemplo. Dessa forma, fazemos contínuos esforços para que cada um, à sua maneira, seja modelo de virtudes e exemplos para os discentes.

Nossa equipe de acompanhamento é formada por instrutores de formação e prefeitos de disciplina - equipe responsável por observar os alunos. Seja no lanche, no almoço, no parque, no esporte, ou simplesmente em uma brincadeira entre amigos, nossa equipe está presente para auxiliar as crianças a fim de que sejam sempre gentis, educadas, agradecidas. Que sempre estejam preocupadas com o próximo, que sejam positivas em suas ações.

Durante o crescimento, as crianças passam por diferentes fases de descoberta. Há a fase dos palavrões, que começam até engraçados; a fase da descoberta do sexo oposto; a fase das lutas e brincadeiras sem graça; o bullyng - e diversos outros momentos. Muitas crianças têm traumas e dificuldades de superar o que as incomoda, e isso nem sempre fica evidente aos pais. Nossa equipe procura trabalhar auxiliando-as e guiando-as durante essas fases, conscientes de que as descobertas são parte importante no processo de crescimento e de amadurecimento.

Trabalhamos em conjunto com as famílias em todos os casos, para que seus filhos superem os desafios e nunca se esqueçam de se preocupar com o próximo, de ajudá-lo sempre que necessário.

Projetos Sociais

“Vocês podem conhecer todos os mandamentos, todas as profecias, todas as verdades de fé, mas se isso não for colocado em prática, se não se transformar em obras, não servirá para nada”

Papa Francisco

Como parte do ensino, estimulamos os alunos a participar de projetos que desenvolvam o sentido de responsabilidade social. Essas ações proporcionam sólidas experiências e compreensão de questões humanitárias, quer seja em projetos de longo prazo ou em eventos pontuais.

Visando à formação integral, oferecemos significativos estímulos para a prática do amor como vocação fundamental e inata do ser humano. Temos aulas de Participação Social, que buscam desenvolver consciência e olhar voltados às necessidades do outro, colocando em ações concretas e práticas a caridade, a justiça e a solidariedade. Nessas aulas, sensibilizamos os alunos em relação às necessidades dos demais, para que se comprometam em partilhar o que recebem e transformem o mundo. Fazemos esforços para formar em cada um, desde a mais tenra idade, o desejo de estar atento às necessidades dos outros e apoiar quem precisa.

O programa de Virtudes desenvolve nos alunos a disposição habitual e permanente de fazer o bem, tendo sempre como base o amor de Deus, a imitação de Jesus Cristo e o respeito ao próximo.

Nossos projetos sociais são pensados para ajudar os alunos a pensar sobre a melhoria do mundo, servindo como líderes cristãos. A consciência social é uma missão universal que queremos que todos os estudantes compreendam na jornada da vida. Estes são alguns de nossos projetos.

  • Dia do Amigo
  • Projeto Mão Amiga
  • Educar para Transformar