Participação Social

Como parte do ensino, incentivamos os alunos a participar de projetos que desenvolvam senso de responsabilidade social. Esses projetos proporcionam experiências sólidas e compreensão de questões humanitárias. Podem ser ações de longo prazo ou eventos rápidos. Conheça alguns projetos de nossa Rede.

Colégio Mão Amiga

Acreditamos que o futuro das crianças se constrói pela educação - uma educação de qualidade, comprometida em ensinar não só conteúdos, mas também valores. Por isso, além dos colégios, temos uma rede de escolas voltadas para crianças carentes com o objetivo de oferecer a mesma qualidade de educação que desenvolvemos e romper o ciclo de pobreza dessas famílias.

O Mão Amiga faz parte da Rede Semper Altius. Promove o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes com menos oportunidades por meio da educação como principal motor para quebrar o ciclo da pobreza, complementada pela saúde - suporte básico – e pelo crescimento econômico, a fim de conseguir transformação positiva da sociedade. Há mais de 50 anos, desde a abertura da primeira escola (Mão Amiga Zomeyucan) no México, milhares de alunos e famílias já foram beneficiados.

Em 2006, inauguramos o primeiro colégio Mão Amiga do Brasil, em Itapecerica da Serra, SP, onde contamos hoje com mais de 500 alunos no curso regular.

Em Brasília, estamos orgulhosos de ter feito parceria com o Centro Social João Paulo II e a Paróquia São Pedro de Alcântara, para o inicio do Colégio Mão Amiga João Paulo II no Paranoá.

A nova unidade do Mão Amiga vai ser inaugurada em 2018! Vamos precisar da ajuda de toda a Família Everest para tornar realidade mais este sonho e mudar a vida de muitas crianças.

Saiba mais (em breve)

Outras informações: http://www.colegiomaoamiga.org.br

Educar para Transformar

O projeto Educar para Transformar é fruto de uma fraterna e exitosa parceria, iniciada em 2015, entre o colégio Everest e a creche São Judas Tadeu para o desenvolvimento de diversas atividades sociais e pedagógicas entre as duas entidades.

As atividades desenvolvidas em conjunto promovem integração das crianças das duas instituições em duas ações. A primeira, o “Anjo por um dia ”, com o objetivo de alcançar um dos elementos formativos da Rede de Colégios Semper Altius: a formação dos valores sociais e do amor ao próximo. A atividade envolve crianças do Ensino Fundamental do Everest e da creche São Judas Tadeu para uma tarde de brincadeiras e construção de vínculos, em que as mais velhas ficam responsáveis pelas mais novas.

Outra ocasião de muito envolvimento é a campanha de Natal “Somos Muitos Reis Magos”. As famílias do Everest arrecadam doações para a festa de Natal da creche São Judas Tadeu, “apadrinhando” todas as crianças. No dia da festa, cada uma recebe um kit (brinquedo, roupas e itens de higiene). Nossas famílias são convidadas para participar da confraternização.

Além dessas atividades, a equipe diretiva do Everest e a da São Judas Tadeu mantêm frequentes reuniões para conhecer e discutir os aspectos formativos, sociais e pedagógicos da creche. Pedagogos do Colégio Everest prestam diversos tipos de apoio e formação para os professores da Creche São Judas Tadeu.

Além disso, o departamento de Psicopedagogia do Everest faz atendimentos e auxilia crianças da Creche São Judas Tadeu que têm deficiência de aprendizagem. É um apoio fundamental para a formação dessas crianças.

O Everest e seus alunos são igualmente beneficiados com essa colaboração, pois coincide com objetivos da educação integral desenvolvida pelo Colégio: fomento à prática das virtudes, formação de uma personalidade sensível ante as necessidades dos demais, abertura à construção de valores.

Oportunidades de Voluntariado

“A medida de seu sucesso é a medida da sua generosidade.” (João Paulo II)

Entendemos que o trabalho voluntário não só agrega valores importantíssimos à pessoa como também enriquece a sociedade, que recebe em troca cidadãos mais conscientes e com valores mais verdadeiros e solidificados.

No Everest, oferecemos aos alunos e pais diversas oportunidades de trabalho voluntariado. De acordo com a realidade e a possibilidade de cada um, convidamos pais e alunos a dar um pouco de si, um pouco de seu tempo ao próximo.

“...o Voluntariado constitui um fator peculiar de humanização: graças às diversas formas de solidariedade e de serviço que promove e concretiza, torna a sociedade mais atenta à dignidade do homem e às múltiplas expectativas. Através da atividade que desempenha, o Voluntariado faz a experiência de que, só através da dedicação ao próximo, a criatura humana se realiza plenamente a si mesma.”(Joao Paulo II)

O voluntariado é mais do que apenas ajudar o próximo. Em muitos países, a atividade voluntária é vista como carreira paralela ao trabalho do dia a dia e se transforma em meio de acesso à realização, à autossatisfação e, principalmente, ao exercício da cidadania. Não raro, há relatos de que o voluntário se sente o mais beneficiado por sua ação.

Além disso, muitas universidades internacionais entendem que o voluntariado é essencial na formação do cidadão, e dão grande valorização a essa atitude no processo de seleção de alunos. Veja o que dizem algumas das melhores universidades estrangeiras sobre a importância do trabalho voluntário no processo de seleção.

HARVARD - “As pontuações dos testes oferecem alguma indicação do potencial e da realização acadêmica dos estudantes. Mas também examinamos aplicações para distinção extracurricular e qualidades pessoais. ” - William R. Fitzsimmons, Dean of Admissions

MIT - “Dezesseis por cento dos alunos que entraram no MIT em 1977 relataram estar envolvidos com algum tipo de projeto de serviço comunitário. Na classe atual de primeiro ano, esse número se eleva a 93%”. - Stuart Schmill, Dean of Admissions

YALE - “Selecionar os futuros alunos da Yale era uma combinação de procurar os que aproveitariam os recursos extraordinários reunidos aqui ... e aqueles com uma motivação pública excepcional, ou seja, candidatos com preocupação com algo maior que eles mesmos”. - Kingman Brewster, ex- presidente

Algumas das atividades de voluntariado oferecidas no Everest

  • Pais colaboradores
  • Barraca da Família
  • Pais ECYD
  • Campanhas de Doações e Contribuições
  • Programa Edificar a Família

Além de diversos projetos que são organizados e gerenciados pelos pais voluntários, as atividades voluntárias do Everest já arrecadaram, e continuam arrecadando, recursos para diversas entidades beneficentes, entre elas a Vila do Pequenino Jesus, a Creche São Judas Tadeu e o Projeto Mão Amiga.