O Colégio

A excelência acadêmica e a eficácia dos sistemas educacionais são pautas prioritárias na agenda da educação internacional atualmente. Em nosso País, a exigência na educação básica é muito baixa, gerando resultados lamentáveis em testes internacionais como o PISA. O último exame foi aplicado em 64 países, e o Brasil ficou na 58ª posição em Matemática, na 60ª posição em Leitura e na 59ª posição em Ciências. Países com sistemas educacionais mais rigorosos como a China e a Coreia do Sul, (onde nossa rede tem escola), alcançam altas posições.

Como garantir excelência acadêmica de nível mundial?

Conheça abaixo nossa proposta.

Aprendizagem por Competências

A abordagem generalista e conteudista da educação brasileira é, sem dúvida, um dos fatores mais relevantes para que ela esteja em posições tão baixas nos testes internacionais.

Por isso, no Everest, seguindo o que é feito nas melhores escolas do mundo, centramos o trabalho no aprendizado por competências. O programa acadêmico que desenvolvemos proporciona aos alunos aprendizagem exitosa, tornando-os capazes de relacionar o que aprendem no Colégio com o que veem em sua vida diária.

O programa educacional baseado em competências faz com que os estudantes relacionem a vida acadêmica à vida prática, desenvolvam raciocínio para solução de problemas e tomada de decisões. A educação por competências centra-se no aprendizado, não na aula. Essa abordagem é uma ferramenta fundamental em nosso modelo de formação integral, pois leva ao saber, à autoformação, ao desenvolvimento de habilidades intelectuais e, sobretudo, à formação de virtudes e valores.

Quando falamos de educação por competências, nós nos referimos ao tipo de ensino que ajuda os alunos a pensar, que sejam pessoas de bem e ajam não só em benefício próprio, mas também em prol dos outros. Partimos do princípio de que a aprendizagem é a responsabilidade principal dos estudantes. Concentramos as ações em tornar cada um protagonista e responsável pelo seu processo de aprendizagem, orientado, motivado e auxiliado por profissionais que vão estimulá-lo a se formar integralmente.

Para atingir esses objetivos, empregamos diversas metodologias - projetos, situações-problema, ambientes de aprendizagem etc. Em todas as ações, a participação ativa e proativa do aluno é indispensável para que alcance integração de habilidades intelectuais, sociais, pessoais e emocionais.

Nos anos iniciais, por meio de cenários de aprendizagem, que são espaços organizados nas salas, estimulamos os alunos para que se entusiasmem pelo aprendizado contínuo e pelo desenvolvimento permanente de suas competências, fazendo da Escola um desafio e uma aventura para a vida. Nos espaços, as crianças pesquisam, desenvolvem projetos, manipulam objetos, exercitam a criatividade, relacionam-se com os companheiros e com as educadoras e satisfazem a necessidade de socialização. As professoras observam e acompanham o avanço de cada uma no processo de aprendizagem, atendem às suas necessidades nas diversas situações ajudando-a a refletir, a se interessar, a idealizar, a discutir e a tomar decisões de forma diferenciada.

Portanto, buscamos construir a autonomia intelectual do aluno, para que ele possa tomar decisões - que é mais do que resolver problemas, pois implica raciocínio e valores construídos, como decidir pelo que é mais justo para ele e para a sociedade. A multiplicidade de alternativas para cada decisão está intrinsecamente ligada à ampliação do repertório da criança, que se dará pela construção de competências. O trabalho colaborativo é elemento fundamental em nosso modelo pedagógico, que vai prepará-la para os desafios da vida.

Informática e Robótica

Tecnologia da Informação e Comunicação é parte da experiência pedagógica incorporada ao currículo como ferramenta transversal que apoia e incentiva o desenvolvimento de competências em outras áreas. É considerada, cada vez mais, parte da "nova alfabetização", juntamente com a leitura, a escrita e a matemática.

Em cada um dos níveis educacionais, os programas são projetados de acordo com normas internacionais que procuram desenvolver gradualmente as seguintes habilidades: criatividade e inovação, comunicação e colaboração, gerenciamento de pesquisa e informação, pensamento crítico, cidadania digital, resolução de problemas e tomada de decisão.

Isto permite que nossos estudantes obtenham certificações internacionais, de acordo com o nível, incluindo a Universidade de Cambridge (Ensino Fundamental 1), a Microsoft (Ensino Fundamental II e Médio) e o Adobe (Ensino Médio).

No Ensino Fundamental I, empregamos o Programa Badgeventure, que promove a formação tecnológica de crianças de 6 a 12 anos, preparando-as para a certificação Cambridge ICT Starters, que é reconhecida internacionalmente.

Os objetivos do programa são:

  • desenvolver o pensamento crítico, por meio de resolução de problemas, em projetos que integram a utilização da tecnologia da informação na aprendizagem;
  • promover as habilidades do século XXI para lidar com Tecnologia da Informação e Comunicação de acordo com as normas internacionais. (identificar, ilustrar, comunicar, simular, selecionar objetos de aprendizagem utilizando tecnologias)

Metodologias Tecnológicas utilizadas no Everest

Certificações e Premiações Internacionais

A partir do 7º Ano do Ensino Fundamental, iniciamos o programa de robótica VEX utilizando o conceito STEM (Science) Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, que combina diferentes áreas como mecânica, eletrônica, ciência da computação, álgebra e física, o que permite aos alunos desenvolver novas habilidades, fortalecendo os conhecimentos já construídos em outras disciplinas e conectá-los aos desafios do dia a dia.

VEX Robotics foi fundada em 2007 por três engenheiros da NASA que buscavam fomentar o pensamento de inovação STEM e possibilitar aos estudantes desenvolver ideias e soluções para problemas encontrados no desafio da conquista do universo.

No programa VEX Classroom, os alunos vivenciam a experiência completa de robótica, utilizando kits para o aprendizado prático sobre montagem, elementos mecânicos, sensores e também softwares para aprender mais sobre ambientes virtuais, prototipagem digital e programação.

ENSINO MÉDIO

A Certificação Microsoft Office Specialist é hoje o Exame de Certificação mais realizado no mundo. Por meio do programa MOS, os alunos põem em prática o aprendizado baseado em projetos na solução de problemas reais utilizando as ferramentas MicrosoftOffice, incluindo Word, Excel e PowerPoint.

Formação e Valorização da Equipe

Never stop learning because life never stops teaching

Um bom colégio é composto, acima de tudo, de uma excelente equipe. No Everest, acreditamos que nossa educação é fruto de grande e contínuo investimento em formação de nossa equipe, pois ninguém é tão bem-formado que não precise de mais formação.

Não há como formar bons alunos sem boa equipe. Investimos constantemente na formação de nossos profissionais. O processo seletivo segue padrão internacional. E somos uma instituição exigente, pois sabemos da responsabilidade que temos em relação aos estudantes. Oferecemos incentivos para que todos façam cursos, pós-graduação e mestrado dentro de sua especialidade, para que atinjam um nível de excelência na língua inglesa. Oferecemos diversas oportunidades de viagens nacionais e internacionais a fim de que conheçam e experimentem a educação Everest pelo mundo.

Entendemos que nossos professores não são apenas agentes que levam informação aos alunos. O exemplo deles, seu comportamento e testemunho são fundamentais na transmissão dos valores em que acreditamos. Buscamos que todos transmitam aos estudantes, no dia a dia, a coerência de vida e as virtudes em que acreditamos.

Trabalhamos arduamente para contar com uma equipe que tenha compreensão abrangente do que significa realmente educar. Eles sabem que a educação é completa quando o desenvolvimento do intelecto se torna o elemento fundamental que suporta a formação do caráter e o crescimento espiritual. Esses aspectos devem trabalhar juntos e em harmonia. Caso contrário, a educação é reduzida a mera instrução

Nossa metodologia de ensino é formulada por profissionais espalhados por diversos países do mundo. Na América, na Europa, ou na Ásia, os profissionais do ICIF* conhecem e estudam a educação, para garantir que os alunos tenham sempre acesso a tudo o que comprovadamente funciona. No Brasil, a sede do ICIF é em São Paulo, e seus profissionais visitam constantemente nosso Colégio para assegurar a qualidade do ensino pretendida.

Muito mais que ter bons coordenadores e professores, educar é uma tarefa abrangente que envolve diversos profissionais de diferentes áreas. Dispomos de psicólogo, prefeito de disciplina, professores de virtudes, tutores, sacerdotes e consagradas e uma série de profissionais qualificados que só o Everest tem. Todos são capacitados para identificar situações e auxiliar os discentes a atingir todo seu potencial. Há profissionais que assistem às aulas, ficam atentos aos recreios, monitoram os alunos, intermediam conflitos e estão sempre à disposição das famílias para auxiliar o trabalho com os alunos.

Avaliação e Melhora Contínua

Só podemos melhorar quando sabemos como estamos. O Everest faz avaliações constantes de forma a medir o nível dos alunos e professores e garantir a excelência dos serviços.

Conheça um pouco de nossos processos de avaliação institucional.

http://www.advanc-ed.org/

Advanced® é a maior instituição de credenciamento do mundo dedicada à promoção da excelência acadêmica. Por um rigoroso processo de avaliação, ela credencia instituições para o cumprimento das normas internacionais de qualidade na educação. Já conta com mais de 100 anos credenciando escolas em 70 países.

Para receber credenciamento, as instituições devem se envolver em um programa de autoavaliação sistemática e regular, apoiado por um plano de melhoria e desenvolvimento contínuos.

A Rede Semper Altius, por meio do ICIF®, é a única rede de ensino no mundo que desenvolveu, junto com a Advanced®, indicadores específicos para nossos colégios. Com isso, além dos indicadores padronizados que ela utiliza, há indicadores específicos de nossa metodologia de ensino, que englobam o envolvimento das famílias no Colégio e o acompanhamento personalizado que fazem parte de nossa filosofia de ensino.

MAP - Northwest Evaluation Association

MAP (MEASURE OF ACADEMIC PROGRESS)

Medidas de Progresso Acadêmico® (MAP®) criam uma experiência de avaliação personalizada, adaptando-se ao nível de aprendizado de cada aluno - medindo com precisão o progresso e o crescimento individual. A Escola recebe informações essenciais sobre o que cada estudante sabe e está pronto para aprender de forma quase que imediata. Outras informações: https://www.nwea.org/assessments/MAP/

GEEKIE TESTE

O Geekie Teste é uma equipe de educadores brasileiros especializados em avaliação. Eles oferecem diferentes modelos capazes de diagnosticar com precisão os pontos fortes e fracos da instituição de ensino e gerar um plano de ação para professores e alunos.

https://geekieteste.geekie.com.br/

Outros testes e parceiros da Rede Semper Altius

TESTES CAMBRIDGE 

ICT - http://www.cambridgecommunity.com/Publico/

FCE - http://www.cambridgeenglish.org/br/exams/first/

TESTES DELE

http://saopaulo.cervantes.es/es/diplomas_dele/informacion_diplomas.htm

Parcerias da Rede Semper altius com o COLLEGE BOARD para o Ensino Médio:

SAT - https://collegereadiness.collegeboard.org/sat

É um exame educacional padronizado nos Estados Unidos aplicado a estudantes do Ensino Médio, que serve de critério para admissão em universidades norte-americanas (semelhante ao Exame Nacional do Ensino Médio brasileiro, embora as universidades não se baseiem somente nas notas dos alunos para aprová-los)

AP CLASSES - https://apstudent.collegeboard.org/home

Com o Advanced Placement Program (AP), pelo College Board, um aluno pode escolher entre estudar uma disciplina no nível padrão ou assumir o desafio de estudá-la em um nível muito semelhante ao de uma universidade. Isso proporciona benefícios como o direito de se especializar em áreas de maior capacidade, entrada  facilitada em universidades no exterior e destaque no processo de admissão internacional.