Acompanhamento pessoal

Conhecimento dos alunos

Porque vemos cada aluno como ser único e criado por Deus, focamos muito esforço no acompanhamento pessoal no Colégio. Empregamos uma abordagem de equipe para a formação e educação dos estudantes. Enquanto nossos professores atuam como principais educadores, o conhecimento e o acompanhamento deles em todas as áreas é compartilhado por toda a equipe.

Entendemos, também, que cada aluno tem seu tempo. Nem todas as crianças se desenvolvem da mesma forma. Algumas têm mais facilidades para matemática, outras para português. Umas em inglês, outras em ciências. Os professores são treinados a reconhecer o nível de cada aluno e trabalhar de forma personalizada. Desenvolvemos um currículo com três níveis de educação na mesma sala de aula, que se adapta ao nível de cada aluno. Todo início de ano, no primeiro mês de aula, é feita uma avaliação e são traçadas metas individuais por aluno. Cada criança tem um projeto pessoal de formação desenvolvendo as áreas intelectual, humana, social e espiritual.

O conhecimento profundo de nossos alunos vai muito além da sala de aula. Observamos os estudantes nos recreios, nas provas, nas atividades esportivas. Toda a equipe fica atenta a cada detalhe para que possamos identificar eventuais comportamentos que precisam de ajuda. Deste conhecimento pessoal, conseguimos potencializar talentos e habilidades promovendo o desenvolvimento da inteligência, o uso adequado da liberdade e uma sólida formação de vontade.

O professor é um dos responsáveis mais importantes pela educação, mas entendemos que o aluno é um aluno da instituição. Por isso, todas as reuniões sobre os discentes nunca são feitas apenas com o professor. Seja a diretora, a coordenadora, o prefeito de disciplina ou psicólogo, sempre teremos um olhar multidisciplinar. Temos plena convicção de que o estudante não se reduz a número de uma lista; cada um tem um nome, um sobrenome, um futuro e qualidades próprias.

Acompanhamento Psicopedagógico

Sabemos que cada aluno tem passado antes do presente. Com um panorama de todos os ângulos, observando as capacidades de cada um, conseguimos potencializar suas habilidades, ajudá-los a vencer barreiras e guiá-los para a vida. Só conhecendo o aluno podemos realmente acompanhá-lo na aventura de sua formação, para que, motivando-o constantemente, ele possa alcançar a verdadeira felicidade. Contamos com um quadro qualificado de psicopedagogos, que auxiliam a equipe no conhecimento e no acompanhamento dos estudantes. Além disso, sempre que necessário, acompanhamos a criança em conjunto com outros profissionais de forma a ajudá-la a superar dificuldades e atingir seu potencial.

Coaching e Tutoria

Conhecer cada um, seus sonhos e objetivos de forma que possamos, pouco a pouco, auxiliar para que consigam encontrar seu caminho e atingir todo o potencial

O tutor é a peça chave no crescimento de nossos alunos... A partir do ensino fundamental 2, além de todos os profissionais envolvidos na formação de nossos alunos, eles podem escolher um Professor Tutor. Este professor, irá acompanhar este aluno até o fim do ciclo.

O Tutor é o mestre -na concepção mais completa e nobre da palavra- que guia aos alunos não só academicamente, nos seus aprendizados, senão também no desenvolver de sua personalidade e construção de um caminho de vida.

Ele, pela sua proximidade com os alunos, se constitui em referencial para eles, proporcionando-lhes dentro e fora de sala de aula muitas experiências educativas, e os ajuda a coordená-las e integrá-las.

Alguns aspectos da função docente exigem de modo particular da ação especificamente tutorial: a coordenação do processo de avaliação dos alunos, a adequação da oferta educativa a suas necessidades para realizar oportunas adaptações curriculares e, em geral, a percepção e atenção as necessidades de apoio.

O tutor também está chamado a funções mediadoras das relações dentro do colégio, entre alunos, de estes com os outros professores, com a coordenação e direção, e de modo extraordinário com as famílias.

Participação da Família

“Pesquisas evidenciam os efeitos positivos do envolvimento dos pais com crianças, famílias e escola quando escolas e pais continuamente apoiam e incentivam a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças.”

(Eccles & Harold, 1993, Illinois State Board of Education, 1993).

As maiores chances de sucesso de um aluno na escola não se relacionam a renda nem a status social, mas à medida em que a família:

  • cria um ambiente familiar que incentiva a aprendizagem;
  • expressa expectativas altas (mas não irrealistas) para a realização dos filhos e sua futura carreira;
  • se envolve na educação na escola e na comunidade.

Enraizada em diversas pesquisas recentes e na eterna crença cristã de que os pais são os primeiros educadores dos filhos, a educação Everest é um esforço colaborativo entre a escola e a família. Nós nos esforçamos para proporcionar um ambiente que reforce e complemente o papel da família e as reponsabilidades dos pais para com seus filhos. Sabemos que a comunicação eficaz é primordial, e professores e funcionários trabalham em conjunto com os pais para ajudar os alunos a desenvolver os dons únicos que Deus deu a cada um.

Todas as pesquisas acadêmicas nesse sentido comprovam a importância da participação dos pais na educação. Mais do que ir às reuniões com professores, participar da educação dos filhos é estar presente, é se interessar. O envolvimento dos familiares na educação ajuda-os a conhecer mais as crianças e possibilita que façam elogios a elas. Os elogios, por sua vez, levam as crianças a se sentir valorizadas e reconhecidas, fazem com que sintam que sua educação é importante para os adultos. Como os filhos tendem a reproduzir o comportamento dos pais, vendo que estes se importam com a educação, a tendência é que, também, a valorizem.

A participação dos pais ajuda as crianças a entender que sua educação não é apenas de responsabilidade deles. É uma abordagem colaborativa entre alunos, professores e família. Essa abordagem de equipe pode motivá-las ainda mais para trabalhar duro e produzir resultados positivos. As crianças que contam com a ajuda dos pais têm mais chances de se sentir competentes, de desenvolver maior autoestima e confiança. Essa ajuda pode incentivá-las a interagir melhor com seus pares e avançar as habilidades sociais.

Embora seja importante se manter informado e estar envolvido em atividades escolares, sempre que possível, há muitas ações que você pode fazer em casa, e que podem ajudar o filho a ter melhor desempenho na escola.

  • Tenha expectativas elevadas, porém exequíveis, de seu filho.
  • Fale regularmente sobre a escola e o valor da aprendizagem. Conte histórias sobre seus anos de estudante.
  • Incentive atitudes positivas e respeito pela escola, pelos amigos e pelos professores.
  • Leia e ouça seu filho ler em voz alta.
  • Fale e pergunte sobre o que está aprendendo, sobre o que ele gosta e não gosta.

Outras ações que você deve assumir que terão, também, impacto positivo:

  • Informar e conversar com profissionais do colégio sempre que perceber comportamento diferente de seu filho.
  • Informar e buscar ajuda do colégio sempre que precisar lidar com um assunto mais difícil. (falecimento, problemas de relacionamento, doenças, drogas, etc.) Qualquer que seja o tema, temos profissionais que podem ajudar sua família a superar o desafio.

Sabemos que a responsabilidade dos pais é imensa e, por isso, proporcionamos diversas atividades de apoio e suporte para ajudá-los na tarefa de educar - palestras formativas, acompanhamento personalizado, tudo o que estiver ao nosso alcance. Estaremos sempre dispostos e felizes em participar.

O envolvimento dos pais na educação é fundamental. No entanto, sabemos que nem todas as famílias conseguem dar o mesmo grau de atenção à educação. Há realidades e situações que impedem que participem de forma mais efetiva. Mesmo nas melhores famílias, podem acontecer momentos em que a participação se transforma em problema. Não se sinta mal por isso. Se este é seu caso, venha conversar conosco, explique a situação. Nós faremos todo o possível para suprir a necessidade de seu filho, auxiliá-lo nessa fase e oferecer a ele toda a atenção. Estaremos sempre aqui para colaborar e compartilhar com os pais a maravilhosa tarefa de educar o futuro do nosso País.